Preparação
O que um bom cursinho de Pré-Vestibular para Medicina precisa ter?
Publicado em 25 de maio de 2022Atualizado em 09 de junho de 2022.
Anualmente, milhares de estudantes tentam ingressar em um dos cursos mais concorridos dos vestibulares do país: Medicina.
O sonho de iniciar nessa carreira mobiliza vestibulandos de todo país a se dedicarem aos estudos para garantir uma preparação de sucesso. Para tanto, as estratégias costumam ser as mais diversas. Nesse sentido, há aqueles que buscam se preparar sozinhos, e outros que procuram a ajuda de cursos especializados.
E, você, também está se preparando para as provas da área? Já se perguntou qual o melhor cursinho Pré-Vestibular para Medicina? Já viu muitas opções disponíveis por aí, mas não sabe ainda quais critérios levar em consideração na hora de escolher onde estudar para conquistar os seus objetivos?
O Poliedro preparou um post para responder essas e outras perguntas! Quer saber mais? Continue a leitura!
Os maiores desafios dos vestibulares de Medicina
As provas de vestibular, como o Enem, por exemplo, geralmente apresentam o mesmo conteúdo para todas as vagas pleiteadas. No entanto, a aprovação em determinados cursos, como Medicina, costuma ser mais desafiadora, devido a alguns aspectos:
- Alta concorrência: um grande número de candidatos concorrem às vagas de Medicina por ano, o que acaba por elevar as notas de corte das universidades e, consequentemente, demandar um desempenho cada vez melhor nas provas.
- Rotina intensa de estudos: se a concorrência é alta, a qualidade e o tempo dedicados aos estudos também deve corresponder a essa realidade. Para se preparar para as provas da área, os estudantes costumam dedicar, em média, 4 a 8 horas.
- Conteúdos específicos: embora o estudante faça um exame sobre todas as áreas do conhecimento, campos mais específicos, como Língua Portuguesa, Biologia, Química e Física costumam ter um peso maior na pontuação final.
Os principais vestibulares do Brasil
Quando se fala em formas de ingressar na universidade, o meio mais conhecido e democrático ainda é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois, a partir dele, o estudante pode concorrer a vagas em todas as instituições públicas e privadas do país. No entanto, há outras instituições que promovem vestibulares próprios como forma complementar de ingresso e, alguns deles, possuem relevância na área de Medicina.
Hoje, alguns dos vestibulares mais conhecidos são:
1- Enem
2- Fuvest (Universidade de São Paulo)
3- Unesp (Universidade Estadual Paulista)
4- Unicamp (Universidade de Campinas)
5- UFPR (Universidade Federal do Paraná)
6- UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
7- UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
8- UnB (Universidade de Brasília)
Você também pode se interessar por:
Enem 2022: tudo que você precisa saber sobre as incrições
Vestibular de Medicina: as 10 melhores universidades do país
Na prática, é possível se preparar para o Enem e para a prova de uma instituição específica, já que, embora haja particularidades em cada avaliação, os conhecimentos cobrados fazem parte do currículo do Ensino Médio – que é o mesmo em todo país. Isso aumenta ainda mais as chances do candidato.
Quais características um bom curso de Pré-Vestibular para Medicina precisa ter?
O primeiro passo para se aproximar da realização dos seus sonhos é escolher um curso Pré-vestibular de excelência. Por isso, procure observar características tais como:
- Material didático
O processo de estudo terá como base o material didático, portanto, toda base teórica disponibilizada nele deve estar atualizada e condizente com as demandas apresentadas pelos vestibulares mais concorridos do país.
- Equipe de professores
Opte por cursos que tenham um bom corpo docente, com professores especializados e formação adequada. Com certeza, estudar com profissionais especialistas nos conteúdos e provas pode fazer toda diferença!
- Estratégias de estudo variadas
Nem só de leitura e aulas sobrevive uma estratégia de estudos, não é? Por isso, intercalar as atividades, com redações, simulados específicos etc., pode ser bastante produtivo para otimizar o tempo e não deixar que a rotina de preparação se torne monótona.
- Preparação específica
Conteúdos, como Biologia, Física e Química costumam ser mais pontuados no vestibular. Por esse motivo, busque cursos que ofereçam atenção especial a essas matérias do currículo, sem se descuidar das demais.
- Distribuição equilibrada das aulas
Organização é a base de uma rotina bem estruturada. Esteja atento ao modo como o tempo das aulas e dos estudos individuais são organizados e intercalados no cronograma do cursinho.
- Estrutura adequada
Dispor de boa estrutura, com equipamentos e tecnologia que garantam a melhor performance no ensino-aprendizagem é uma das características principais de bons cursos e espaços para estudos.
- Bom número de provações
A qualidade da metodologia, material didático, professores, equipe pedagógica pode ser observada nos resultados dos estudantes.
- Apoio e orientação dentro e fora da sala de aula
A rotina de estudos de vestibular para Medicina pode ser estressante em alguns momentos. Nesse sentido, é bom poder contar com ajuda que vá além das aulas, com orientação e apoio emocional para que você consiga se preparar com calma e tranquilidade.
Durante esse processo, é comum que o vestibulando fique ansioso, desestimulado e/ou cansado. Estudar em uma boa instituição, que ofereça amparo e uma excelente preparação e ajudará você a driblar essas sensações.
Sabe onde encontrar tudo isso e muito mais? Na Turma Medicina do Poliedro Curso. Aqui, os nossos estudantes são acompanhados de perto e preparados para os vestibulares mais concorridos da área. As aprovações são reflexo do nosso compromisso diário com o sonho de milhares de alunos.
A Turma Medicina está disponível nas modalidades presencial – em São Paulo e região – e on-line para todo Brasil. Consulte localidades e condições de matrícula pelo nosso WhatsApp e nos deixe fazer parte da sua história!