Preparação
7 playlists incríveis de músicas para estudar
Publicado em 12 de setembro de 2022Atualizado em 21 de setembro de 2022.
Se você é uma das pessoas que não vive sem música, possivelmente já se perguntou se esse hábito pode trazer algum benefício para a sua vida e os estudos, não é?
O assunto é controverso, há quem defenda que ouvir música produz resultados positivos, e há aqueles que sequer suportam a ideia de associar a música aos estudos.
Fato é que a música pode, sim, garantir um melhor aproveitamento dos estudos e tornar esse momento mais agradável. Mas, obviamente, isso depende de alguns fatores.
E você, escuta alguma música na hora de estudar ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois o Poliedro Curso preparou um texto para te apresentar alguns benefícios desse hábito e recomendar 7 playlists de músicas para estudar!
Música para estudar: ajuda ou atrapalha?
Muitos estudantes se perguntam: ouvir música para estudar ajuda ou atrapalha? Veja:
De modo geral, há pesquisas, como a realizada pela Universidade de Caen, na França, que afirmam que o hábito produz efeitos positivos. Segundo o estudo, após testar a habilidade de resposta de mais de 240 estudantes que escutavam música durante uma palestra, ouvir certos tipos de música pode aumentar a concentração no momento dos estudos.
Em outra pesquisa, encomendada pelo Spotify, uma das maiores plataformas de streaming de música e podcast, atestou-se que estudantes de uma escola inglesa que ouviam música para estudar tiveram rendimento 12% maior em avaliações de matemática.
Essas duas pesquisas têm uma coisa em comum: o gênero musical que os estudantes estavam escutando durante os experimentos era música clássica.
Isso significa que apenas esse gênero musical deve ser escutado para estudar? Não necessariamente.
Tipos recomendados de músicas para estudar
Os gêneros de música recomendados para estudar variam de acordo com o seu objetivo. Como assim? Se a ideia é ter mais concentração e rendimento durante o estudo de conteúdos que envolvem cálculos, leitura intensa ou escrita, o ideal é escutar músicas sem letra, como sons da natureza; música clássica ou instrumental.
O motivo disso é fisiológico: como a linguagem e a memória são processadas pelo hemisfério esquerdo do cérebro, ouvir músicas com letra, mesmo que desconhecidas, pode gerar uma sobrecarga das capacidades de compreensão. Isso ocorre pois a letra tende a desviar a atenção e diminuir a concentração em atividades relacionadas ao raciocínio lógico e à linguagem.
No entanto, se o objetivo for se inspirar para realizar atividades criativas, como desenhar, ler um romance, relaxar ou simplesmente curtir uma música, outros estilos estão liberados e são recomendados.
Benefícios de estudar ouvindo música
Ouvir música clássica, instrumental ou sons da natureza na hora de estudar pode:
Aumentar a concentração
A música colabora para o aumento da nossa concentração nos momentos dos estudos, na medida em que amplia a atenção e, consequentemente, a capacidade de aprendizagem dos conteúdos.
Estimular a memória
Segundo a pediatra Ana Escobar e a musicoterapeuta Marly Chagas, em entrevista para o programa Bem-estar, ouvir música estimula e fortalece a memória, pois produz novos caminhos e conexões no cérebro.
Amplificar a criatividade.
Em momentos de bloqueio criativo ou muito cansaço, ouvir música pode te ajudar a se destravar, ter novas ideias e ampliar a criatividade. Isso pode ser útil para superar alguns entraves que aparecem na hora de praticar a escrita de redação, por exemplo.
Você também pode se interessar pelo texto: 6 técnicas de memorização para o vestibular
Outros benefícios:
Os benefícios cognitivos são importantes para a aprendizagem. No entanto, há outros efeitos produzidos pela música que auxiliam, ainda que colateralmente, estudantes que têm rotinas de estudo cansativas devido à preparação para o vestibular.
Por ativar e liberar dopamina no cérebro, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, ouvir música pode, dentre outras coisas :
- melhora a qualidade do sono;
- reduzir o estresse;
- acalmar;
- ajudar na prática de exercícios físicos.
O resultado disso pode ser o ganho de qualidade de vida e, quem sabe, mais tranquilidade e vontade de continuar estudando.
Ouvir músicas para estudar funciona para todo mundo?
Embora os benefícios, como os aqui listados, existam, é preciso considerar que cada pessoa possui suas particularidades. Isto é, ouvir música para estudar pode ser muito útil para alguns, mas também pode não ter benefício para outros.
Para saber em que grupo você se encaixa, experimente algumas playlists e observe o seu desempenho.
Conheça 7 playlists de músicas para estudar!
A partir dos critérios que descrevemos neste texto, separamos 7 playlists para você experimentar enquanto estuda. Basta escolher uma e “apertar o play”!
- “Duas horas com as melhores músicas clássicas para estudar, trabalhar, ler, descontrair e relaxar”
- “Nature sounds”
- “Instrumental Study”
- “Foco no estudo”
- “Concentração Perfeita”
- “Peaceful Piano”
- “Soft lofi – studying”
Ouvir música pode dinamizar os estudos e influenciar positivamente a sua preparação para o vestibular, e o Poliedro Curso também! E quem diz isso são os nossos estudantes! Confira os depoimentos de quem estuda conosco e entenda por que o Poliedro é o melhor caminho para você chegar aonde quiser.